quinta-feira, 3 de abril de 2014

Sobre Karl E. Karlstrom

Karl E. Karlstrom 


Karl é professor no Departamento de Ciências da Terra e Planetárias da Universidade do Novo México (Albuquerque). Ele obteve uma licenciatura em 1973 na Northern Arizona University, em Flagstaff, um mestrado em 1977 e doutorado em 1981, ambos na Universidade de Wyoming, Laramie. 

Mudou-se para a Universidade de New Brunswick, Canadá por um dois anos de bolsa de pós-doutorado com Paul Williams, geólogo estrutural de renome. Karl tinha vários compromissos acadêmicos, entre 1982 e 1994, quando ele ingressou na Universidade do Novo México como um professor. 


Seus principais interesses de pesquisa envolvem geologia e tectônica estrutural, incluindo a evolução dos estilos tectônicas no Pré-Cambriano, os processos de acreção continental, montagem e estabilização, e evolução tectônica do sudoeste dos EUA a partir do pré-cambriano para o Quaternário. Na última contagem, ele é autor ou co-autor de cerca de 140 publicações indexadas, 24 mapas geológicos, 36 relatórios e guias. Orientou ou co-orientada quase 45 estudantes de pós-graduação e, a julgar por sua trajetória desde a graduação, ele tem sido um excelente mentor. Este corpo de trabalho abordou processos geológicos fundamentais que moldaram a evolução do nosso crosta desde a mais tenra Paleoproterozóica para o Cenozóico. 
Embora treinado como um geólogo estrutural, a sua recente pesquisa sobre geomorfologia tectônica no sudoeste americano é uma prova da amplitude e profundidade de seus conhecimentos. Estas contribuições são apenas um pequeno subconjunto do total de suas realizações acadêmicas.

Karl tem se envolvido em muitas das atividades do núcleo de publicações da GSA, como editor, revisor, e autor. Ele serviu a sociedade como editor de GSA Today(GSAT, 2000-2003), e de GSA Bulletin (GSAB, 2005-2008). Ele serviu no Comitê de Publicações como um articulado e defensor apaixonado por essas revistas, e no conselho editorial de Geologia (1988-1991). Ele também tem contribuído enormemente para a sociedade como um pesquisador. Na última contagem, seus documentos vita autoria ou co-autoria de 51 publicações GSA (14 em GSAB, 18 em Geologia , 3 na Geosfera , 4 em GSA Today , 3 em GSA Papéis Especiais). Ele também já apresentaram 159 resumos GSA desde 1983 - muitos co-autoria de seus alunos. Ele presidiu inúmeras sessões de tópicos, instigado e organizado Pardee simpósios keynote e levou várias viagens de campo GSA.

Como GSA Today (GSAT) editor, ele seguiu os passos de grandes Eldridge Moores e Sue Kay. Ele construiu seu legado solicitando artigos inovadores que representam a amplitude ea profundidade da nossa ciência em rápida expansão. Normalmente, esses artigos tratados temas quentes ou controvérsias, tinha gráficos excelentes, e estendeu a mão para o amplo público de GSA Today . Cada artigo foi cuidadosamente e carinhosamente guiado por Karl através das muitas iterações necessárias para moldar o artigo para os leitores GSAT. 

Muitos professores se voluntariaram que eles atribuem muitos destes artigos para a sua pós-graduação e alunos de graduação. Durante o mandato de Karl, o artigo científico mensal GSAT tornou-se rotineiramente o papel com o maior número de acessos na página da web GSA.
Como GSA Bulletin (GSAB) editor, posso atestar que Karl foi um prazer trabalhar com uma visão compartilhada por Yildirim Dilek, meu antecessor e editor GSAB de 2003 -. de 2006 o conselho de som foi sempre apenas um telefonema de distância. 
Ao longo de sua administração, ele trabalhou incansavelmente para manter a estatura internacional do Boletim, e ajudou a moldar o seu nicho e como uma saída principal para a riqueza de dados de alto impacto, documentos de arquivo. Ele constantemente me lembrou (de uma forma bem-humorada) sobre a importância de manter os mais altos padrões. 
O sucesso desta filosofia é confirmada pelas estatísticas de citação. Durante seu mandato, o fator de impacto de GSAB tem aumentado constantemente, e com a instalação on-line da publicação (ver "Ahead of Print" no site da GSAB) reduziu a publicação lag-time. Em suma, a revista floresceu durante sua administração, e aumentou sua estatura na vanguarda das publicações de geociências. Ele seguiu os passos de muitos editores excelentes e ajudou a revista a evoluir, abrindo o caminho para novas revistas GSA como Geosfera e Litosfera .
Depois de cada um dos seus termos GSAT e editor GSAB, ele foi substituído por dois editores, um testemunho certo para a carga de trabalho que ele realizou e para o sucesso de suas posses!
Karl também é um geocitizen exemplar, e tem participado em vários programas de divulgação científica para o público em geral, principalmente para explicar a geologia espetacular nas imediações do Grand Canyon.


Nenhum comentário:

Postar um comentário